PERIODONTIA
SEGURANÇA E CONFORTO A CADA TRATAMENTO
O periodonto (PERI = em torno de; ODONTO = dente) compreende a gengiva, o ligamento periodontal (que une todo o sistema), cemento e osso (que circunda os dentes).
A função deste periodonto é inserir o dente no tecido ósseo dos maxilares e manter a integridade da superfície da mucosa mastigatória da cavidade oral.
Doenças periodontais causam sérios problemas à saúde bucal, a perda de dentes é um deles.
O principal inimigo da gengiva é a placa bacteriana, que não removida na escovação pode provocar a gengivite, uma inflamação da gengiva, e atingir áreas mais profundas infectando o tecido ósseo e ligamentos, causando a periodontite.
O importante à saber é que esses problemas não se limitam à boca e tem relação direta com a saúde como um todo, podendo elevar os fatores de risco para doenças do coração, diabetes, parto prematuro etc.
O tratamento começa com a remoção cuidadosa das placas bacterianas e do tártaro, utilizando técnicas minimamente invasivas para evitar traumas na área já inflamada.
Pensando em sempre entregar aos meus pacientes técnicas minimamente invasivas e o que há de melhor e mais moderno na odontologia, com tratamento de alto padrão e pós tratamento com conforto e maior qualidade, resolvi abraçar uma nova tecnologia, o PIEZO Ultrassônico.
Um aparelho de ultrassom que cirurgicamente não corta tecidos moles, vasos sanguíneos, nervos e membranas e, assim, mantém a gengiva do paciente intacta e sem sangramento, dando suavidade, muita precisão e segurança. Reduz traumas porque há menor chance de aquecimento e edemas, possibilitando maior conforto e um curto prazo de recuperação.
As pontas ultrassônicas para remoção de tártaro, por exemplo, são constituídas por pequenas pedras de diamantes coladas a uma haste de metal, que amortecem o impacto da vibração do aparelho na boca, tornando o procedimento quase sem percepção pelo paciente.
O segundo passo é fazer a instrução de higiene oral ao paciente para que ele mesmo remova a placa bacteriana no seu dia a dia de maneira satisfatória e sem machucar a região, a partir do uso correto do fio dental e escova, até indicação de acessórios mais adequados ao seu perfil.
Para finalizar, se inicia o programa de manutenção preventiva, com consultas periódicas em intervalos de dois a seis meses de acordo com cada caso.